Chelsea e Real Betis estão prontos para a disputa do título de um dos campeonatos da UEFA mais importantes do ano, a Conference League.
Apesar de menor expressão comparada a Champions League ou Europa League, a Conference deste ano recebe dois tradicionais times na final.
Duas equipes em busca de um único objetivo, o caneco. O Chelsea que não encontrou muitas dificuldades até aqui na competição e o Real Betis que procura levar para casa o primeiro título continental de sua história.
Nesta matéria, você fica por dentro de quando ocorre a final, assim como local e horário, trajetória dos dois times, premiações e curiosidades sobre o estádio da decisão.
Confira!
Data e local da final
A final acontecerá no dia 28 de maio, numa quarta-feira, às 16h (de Brasília). O horário foi escolhido pela própria organização da competição.
O palco da decisão é casa do Śląsk Wrocław, o chamado Estádio Municipal de Breslávia, na Polônia.
Onde assistir?
A partida válida pela final da UEFA Conference League terá transmissão ao vivo e exclusiva na CazéTV, no YouTube.
A CazéTV é a responsável pelos direitos de imagem da competição, onde passou toda sua parte pelo YouTube, de forma gratuita para todos os telespectadores.
Confronto: Chelsea vs Real Betis
Na final inédita da Conference League entre os dois times, o histórico de confrontos favorece os Blues. Em 4 jogos disputados, o Chelsea venceu 3 vezes, enquanto o Real Betis conquistou apenas uma vitória.
Por ser uma competição recém-criada, nenhum dos times possui o título, tornando a final inédita para ambos.
Nada mais justo que trazer alguns pontos e explicar como foi a campanha de ambos na competição, não acha? Vamos lá:
Campanha do Chelsea
Acostumado em competir entre os grandes da Europa, uma campanha decepcionante da temporada 2023-24 trouxe o Chelsea a competir na 3º competição europeia da UEFA, a Conference League.
Apesar disso, o Chelsea não menospreza o campeonato e vai à final com tudo para conseguir seu triunfo inédito.
Diante desse fato, se vencer, o time fará história ao se tornar o único a conquistar os três campeonatos da UEFA: Champions League, Europa League e Conference League.
A bela campanha da equipe londrina, embora os adversários tecnicamente inferiores, pode elevar o patamar do clube e servir como produto de redenção após uma temporada anterior em baixa.
Foram 14 jogos até aqui, sendo 11 vitórias e 3 derrotas. Na maior parte do campeonato, os Blues foram a campo com reservas, sendo uma ótima oportunidade para os jovens talentos.
Apesar de usar time misto o campeonato inteiro, o Chelsea acumula bons resultados e vem para a disputa como a equipe favorita.
Colocando em comparação a folha salarial e a experiência em campeonatos continentais, o time londrino sai em vantagem da equipe do Betis.
Enzo Maresca
Depois de treinadores de peso fracassarem na missão de elevar o patamar do Chelsea novamente, Enzo Maresca entra com um único objetivo: colocar os Blues novamente nos holofotes.
Enzo Maresca é um treinador relativamente novo na profissão, tendo sido auxiliar de Guardiola, assim como Mikel Arteta, técnico do Arsenal.
Em sua estreia como treinador em um clube de elite europeu, o desafio era difícil e poderia comprometer sua trajetória profissional.
Por outro lado, o possível título da Conference League coroaria a trajetória de Enzo Maresca no comando do time londrino, que também obteve um desempenho razoável no campeonato inglês, terminando em quarto lugar, acima da temporada anterior.
Campanha do Real Betis
A equipe do Real Betis chega a sua primeira final continental na história, buscando coroar uma ótima temporada.
O belo ano se dá também no campeonato espanhol, que se classificou para a UEFA Europa League 2025-26, ficando na 6º posição.
Até aqui foram 14 jogos disputados, contabilizando 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Sendo entre os jogos 22 gols marcados e 12 gols sofridos. Uma campanha bem equilibrada.
Um dos motivos dessa temporada terminar com um possível final feliz para Los Verdiblancos é a fase que vive Antony.
Antony e sua redenção
O brasileiro saiu como chacota do Manchester United, por suas más atuações, suas "caretas” e até em entrevistas fora de campo.
Em uma dessas entrevistas, o mesmo pronuncia o seu nome “Antony” com um sotaque inglês, ficando “Entony”. Assim sendo motivo de zoação nas redes sociais.
Porém, nem ele, nem a torcida esperava que sua trajetória no Real Betis fosse trazer tantas alegrias.
Apelidado de "La Cabra" pela torcida, o jogador vive fase espetacular com gols, assistências e participações decisivas.
Se tivesse que definir a temporada do jogador em uma palavra, seria redenção.
Histórico dos times em competições europeias
Apesar das equipes estarem na final da mesma competição, a bagagem continental de ambos é totalmente diferente.
Enquanto o Chelsea possui um histórico europeu significativamente mais vitorioso, ostentando dois títulos da Champions League, duas Europa League e duas Supercopa da UEFA. Por outro lado, o Real Betis não possui títulos europeus e nunca chegou a uma final.
No caso, a final da UEFA Conference League 2024-25 é a primeira decisão de um campeonato continental do clube.
Premiação e benefícios da competição
A premiação da Conference League é distribuída conforme as partidas jogadas, vitórias e o avanço nas etapas eliminatórias.
Além disso, a premiação inclui a bonificação pela classificação para a fase eliminatória.
A seguir, uma tabela mostrando como os valores são distribuídos ao longo da competição:
Além da premiação em dinheiro, o campeão também garante uma vaga na próxima UEFA Europa League.
Nesta edição, os finalistas da Conference League não necessitam da vaga, pois o Chelsea já está classificado para a próxima Champions League e o Real Betis para a própria Europa League.
Conheça a história do palco da decisão da UEFA Conference League 2024-25
Inaugurado em 2011 para a Eurocopa de 2012, o icônico Estádio Municipal de Breslávia (Wrocław) é a casa do Śląsk Wrocław. Por baixo de sua estrutura futurista e marcante, o estádio traz uma história interessante.
Com capacidade para 45.000 pessoas, o alemão SK Architekten projetou o design do projeto com muita ousadia.
A cobertura do estádio, com design que evoca um "dragão chinês", presta homenagem à rica história multicultural de Wrocław, cidade onde a estrutura está localizada.
Além da Eurocopa de 2012, motivo principal da construção do estádio, já recebeu também shows e outros esportes, como: Coldplay, Metallica, atletismo, rugby e corridas de motocross.