A Copa do Mundo FIFA de 2026 vai começar no dia 11 de junho de 2026. O jogo de abertura será no famoso Estádio Azteca, na Cidade do México.
O torneio vai durar pouco mais de um mês, com a grande final marcada para 19 de julho de 2026, no Estádio MetLife, em Nova Jersey, nos Estados Unidos
Quer saber mais sobre a maior e mais esperada competição de futebol de todos os tempos? Então confira a matéria completa para não perder nada!
História da Copa do Mundo
A Copa do Mundo FIFA, o torneio de futebol mais importante do planeta, tem uma história que começou lá no início do século XX. A ideia de uma competição mundial de futebol veio de Jules Rimet, que era o presidente da FIFA na época.
Ele sonhava em criar um evento que unisse os países através do esporte. Depois de anos de planejamento e conversas, a primeira Copa do Mundo finalmente aconteceu em 1930.
O Começo e as Primeiras Edições
A primeira Copa do Mundo foi no Uruguai, que foi escolhido como país-sede porque estava comemorando o centenário de sua primeira constituição e também por ter sido campeão olímpico de futebol em 1924 e 1928.
A competição teve 13 seleções, e o Uruguai foi o primeiro campeão mundial, vencendo a Argentina na final.
As primeiras décadas da Copa foram interrompidas pela Segunda Guerra Mundial, que fez com que os torneios de 1942 e 1946 fossem cancelados.
Mas a competição voltou com tudo em 1950, no Brasil, e desde então acontece a cada quatro anos, virando um dos eventos esportivos mais assistidos e celebrados no mundo todo.
Evolução e o impacto global
Com o passar dos anos, a Copa do Mundo mudou bastante, tanto no formato quanto no impacto.
O número de seleções participantes foi aumentando aos poucos, de 13 em 1930 para 32 em 1998, e agora para 48 a partir de 2026. Esse crescimento mostra como o futebol se espalhou pelo mundo e o desejo da FIFA de fazer o torneio ser mais representativo.
Onde será a edição de 2026?
A Copa do Mundo FIFA de 2026 será realizada em três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México. É a primeira vez na história do torneio que três nações vão dividir a responsabilidade de sediar o evento.
No total, 16 cidades foram escolhidas para receber os jogos, espalhadas pelos três países. Os Estados Unidos terão a maioria das cidades-sede, com 11 locais, enquanto o Canadá e o México terão 2 e 3 cidades, respectivamente.
Essa distribuição geográfica foi pensada para facilitar a logística e melhorar a experiência dos torcedores, além de permitir que mais regiões aproveitem os benefícios econômicos e turísticos do evento.
Quais seleções estão classificadas?
Esta edição da Copa do Mundo será a maior de todos os tempos, contando com a participação de 48 seleções, um recorde em número de equipes.
Além dos países-sede, várias seleções já carimbaram seus passaportes para a Copa de 2026 através das eliminatórias. A lista de classificados inclui tanto potências do futebol quanto times que surpreenderam em suas campanhas.
É bom lembrar que as eliminatórias ainda estão rolando em várias confederações, então mais seleções vão se juntar a essa lista nos próximos meses.
Seleções classificadas até o momento
- CONCACAF (Anfitriões): Canadá, Estados Unidos e México.
- AFC (Ásia): Irã, Japão, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia e Austrália.
- CONMEBOL (América do Sul): Argentina, Brasil e Equador.
- OFC (Oceania): Nova Zelândia
Novidades sobre a Copa do Mundo 2026
Todo fã de futebol e até quem não acompanha frequentemente esse esporte está ansioso para o início da Copa do Mundo 2026.
Grande parte dessa expectativa se deve às inovações que a próxima Copa trará. Além do aumento para 48 equipes, já mencionado anteriormente, a edição de 2026 apresentará outras grandes novidades que, se bem-sucedidas, representarão um enorme benefício para a continuidade do espetáculo que este evento proporciona.
Formato da competição
Com 48 seleções, o torneio terá um total de 104 partidas, um número bem maior que as 64 partidas das edições passadas. Os dois primeiros de cada um dos 12 grupos, junto com os oito melhores terceiros colocados, vão para a fase eliminatória.
A partir daí, a competição segue o formato de mata-mata que a gente já conhece, começando com uma fase de 32 avos de final, depois oitavas, quartas, semifinais e a grande final.
Por conta dessa quantidade de jogos, a edição será mais longa que o normal, visando o descanso dos atletas e o maior proveito dos turistas ao espetáculo da competição.
Tecnologia avançada
A tecnologia de impedimento semiautomático também será usada na Copa do Mundo de 2026, ferramenta essa que já foi usada na edição de 2022 da competição, porém, muito mais potente e certeira em suas conclusões.
Apostas esportivas na Betsul
Enquanto a Copa do Mundo FIFA 2026 não chega, você pode aproveitar os serviços da Betsul nas eliminatórias para essa competição, com odds competitivas e atualizadas ao mercado!
Fique atento também às promoções oferecidas para jogos específicos e não perca a chance de fazer uma fezinha no seu time do coração.
Corre no site da Betsul e aproveite agora mesmo para apostar nas classificatórias para a Copa do Mundo ou na competição que preferir!
Aposte agora mesmo nas classificatórias para a Copa do Mundo ou na competição da sua preferência! Acesse o site da Betsul e aproveite.
Antes de fazer sua bet, nunca se esqueça de jogar com responsabilidade e ter consciência dos seus limites! Tenha um bom jogo!